Belo Horizonte

Como tudo se iniciou no tênis resolvemos contar uma breve história da nossa região :

Em Minas dizem que as primeiras quadras de tênis surgiram no Clube das Quintas em Nova Lima, construída pelos ingleses da Mineração Morro Velho.

A quadra do Parque Municipal de Belo Horizonte foi construída na década de 1930, por iniciativa do tenista Waldomiro Salles. 

Minas Tênis Clube

Também na década de 1930 foi fundado o Minas Tênis Clube, no bairro de Lourdes, vizinho da charmosa Savassi. Apesar de ser um clube tradicional e bem sucedido possuir tênis no nome e raquetes como símbolos, ouve-se que usou o nome mais por se tratar de um esporte praticado à época pela alta sociedade, do que realmente por ter o esporte como foco principal. Mesmo assim marcou o início do esporte com 4 quadras de saibro, sendo uma delas destinada ao aprendizado, com um “paredão” inclinado que facilitava o retorno da bola que rebatia nele. O primeiro professor do Minas Tênis Clube foi o italiano Augusto Gagetti, responsável pela formação dos primeiros campeões de tênis. Seus auxiliares foram Carlos Freitas, Arlindo Silva e o famoso professor Guido dos Santos, todos vindos da profissão de pegador de bolas. 

Clinica de Tênis Iate Tênis Clube

Depois do Minas Tênis Clube surgiram o Iate Tênis Clube e em 1961 foi criado o Pampulha Iate Clube, um dos mais tradicionais espaços de tênis de Belo Horizonte.

Na década de 1970 o professor de tênis Rodrigo Salles, filho de Waldomiro Salles, construiu uma quadra de tênis na sua casa no bairro Ouro Preto. Ele e sua mulher Sônia Salles foram responsáveis por reunir importantes empresários e pela formação de muitos professores de tênis. A atuação desse casal foi um marco importante para o tênis mineiro, ajudando na formação de professores como Léo Butija, William Lage, Marcelino Corrêa, Claudius Tenório, entre uma centena de outros profissionais. Eles criaram na sequência o Lagoa Tênis Clube, com 6 quadras de saibro e sem dúvida representou um trabalho de destaque para o desenvolvimento do tênis atual.  

A partir daí o tênis mineiro teve um grande crescimento, surgindo então a primeira academia de tênis de porte internacional, o Dynamis Tennis & Squash Center, inaugurado em 1º de outubro de 1989 pelos sócios Paulo de Tarso Moutinho Ribeiro, Marcelo Nery dos Santos e Claudius Tenório.


Após 19 anos foi fundada a Dynamis Social em 2008, uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos com o objetivo de manter ações voltadas para a Sociedade.

Cadastre-se para saber das novidades

WhatsApp